3 tipos de contabilidade e qual o ideal para seu negócio

Compartilhar

A contabilidade é uma peça fundamental para que você consiga alcançar bons resultados no seu negócio. Então, ao escolher seu parceiro de contabilidade, você precisa entender o perfil de empresa que se adeque ao seu estilo de negócio e expectativas, pois ele é o “médico” de confiança do seu negócio e você precisa ter total segurança no profissional.

Para não ter dúvidas na hora de escolher e contratar, veja quais são os 3 tipos de contabilidade e conheça as características de cada um.

1. A contabilidade tradicional depende da atuação manual

No modelo tradicional, não há integração de dados entre os dados financeiros e a contabilidade. Os documentos físicos, papelada, é reprocessada pela contabilidade o que pode comprometer o resultado da informação que será enviada ao Fisco.

O setor financeiro emite os documentos fiscais de vendas ou prestação de serviços, lança as despesas a pagar e faz conciliação bancária, mas toda documentação é enviada fisicamente para a contabilidade.

A contabilidade com base nos documentos físicos e em suas próprias interpretações irá processar novamente as informações para elaborar as declarações , tributos e demonstrativos contábeis.

O grande problema é que, além da perda de produtividade, há um aumento gerar divergência nas informações e resultar em sanções fiscais para a empresa.

tipos de contabilidade

2. A contabilidade online foca mais na automação

A versão online é um dos tipos de contabilidade que usa a tecnologia de maneira ampla. Nesse caso, tudo ocorre de forma conectada, graças à ajuda da internet. Com isso, o processo tem menos (ou mesmo nenhuma) interação ou interferência humana.

Nesse cenário, a entrada de dados (como a emissão de uma nota fiscal) gera o preenchimento automático de dados em declarações e outras obrigações. Com isso, a elaboração de certos documentos acontece de modo automatizado.

No entanto, é preciso fazer uma implementação adequada para que as informações sejam coletadas e direcionadas instantaneamente. Se houver algum tipo de dúvida, também não há o contato humano necessário para esclarecer dúvidas.

3. A versão digital é uma opção completa entre os tipos de contabilidade

Já a contabilidade digital visa a unir a tecnologia ao conhecimento especializado, com o objetivo de garantir uma atuação com maior qualidade. Principalmente, espera-se obter aderência, integração e confiabilidade das informações, com menores chances de erros.

A sua adoção, normalmente, está associada ao uso de outros recursos. Um software de gestão integrada (ERP), por exemplo, leva ao registro completo e centralizado de dados. A partir disso, as informações podem ser compartilhadas online com os profissionais contábeis, que realizarão as declarações e demais obrigações previstas.

Principalmente, esse é um dos tipos de contabilidade que permite contar com o suporte de contadores especializados, inclusive para a tomada de decisão estratégica. Com a escolha de uma boa consultoria, é possível além das obrigações contábeis e ter o apoio certo para tomar decisões estratégicas.

Os tipos de contabilidade entregam resultados diferentes e, portanto, é preciso analisar as possibilidades. No entanto, o modelo digital se mostra especialmente vantajoso e capaz de entregar bom custo-benefício. Por isso, basta selecionar uma empresa especializada e aproveitar todos esses pontos.

Se quiser ter uma atuação especialmente vantajosa para os seus objetivos, veja como escolher o regime tributário mais adequado para a empresa.

Comentário no facebook

banner fale com a person

Categorias