Contabilidade: entenda a importância para o aumento da credibilidade da sua empresa

Compartilhar

O cuidado com a contabilidade do negócio não é importante apenas por uma questão burocrática. Também é necessário atuar dessa forma para conseguir um nível maior de credibilidade para a empresa, o que afeta diretamente o seu posicionamento no mercado.

A atuação adequada inclui atuação especializada, aproveitamento de tecnologia e muito planejamento. Assim, é possível obter resultados positivos que vão além do cumprimento das questões legais e obrigatórias.

A seguir, veja o que torna a contabilidade tão importante para aumentar o nível de credibilidade da sua empresa.

A contabilidade como diagnóstico do negócio

Infelizmente, ainda há quem desconheça a real função da contabilidade. Como no Brasil a burocracia é tremenda, e muito tempo é dedicado para o cumprimento de obrigações principais e acessórias, ainda há quem imagine que o papel da contabilidade se restringe a atender o “fisco”. Ledo engano, pois um dos principais papéis da contabilidade é funcionar como uma bússola para orientar os negócios.

Neste sentido, outro papel fundamental do contador é fornecer  demonstrativos que cumprem com o papel de “laudo diagnóstico” a respeito da situação econômica e financeira da empresa para os seus fornecedores, clientes, bancos, investidores e governos.

Assim, apresentar demonstrativos bem elaborados, seguindo normas nacionais e internacionais, certamente contribui para o aumento da credibilidade da empresa perante aos seus stakeholders

A especialização técnica evita problemas com a fiscalização

Uma das questões mais relevantes é que, justamente, cuidar das questões contábeis é determinante para evitar irregularidades perante o que manda a lei. Afinal, basta uma fiscalização eletrônica sobre os dados apurados (e incorretos) para que a sua empresa seja punida.

Isso causa prejuízos e pode gerar até autuações que interferem na continuidade do trabalho. No geral, o risco de isso acontecer a qualquer momento diminui a confiabilidade sobre a empresa.

Já a classificação irregular no mercado pelo não-cumprimento de algumas questões pode, até mesmo, impedir o desenvolvimento do negócio. Afinal, não será possível atuar em licitações públicas, por exemplo.

controle contábil

O cuidado com a contabilidade previne prejuízos à imagem

Também é preciso considerar que a atenção contábil é essencial para construir e consolidar uma boa percepção do mercado. Isso tem tudo a ver com a imagem da empresa e, portanto, da forma como ela se posiciona em relação aos concorrentes.

Imagine como o mercado irá “classificar” um negócio que não possui demonstrativos contábeis adequados ou não possui certidões devido a incorreções nas declarações enviadas ao governo. Ou, então, um negócio que sofreu atuações em função de sonegação de impostos. 

Mais que prejuízos financeiros, isso é capaz de causar impactos sérios na imagem da empresa no mercado. O negócio passa a ser visto como menos confiável e menos alinhado às boas práticas de gerenciamento e compliance, por exemplo. Dependendo do caso, interferindo na não obtenção de financiamentos, fechamentos de contratos e muitas outras consequências indesejadas a qualquer negócio.

A confiança se torna ainda mais importante para empresa com investidores

Além de tudo, é preciso considerar que a contabilidade adequada tem impactos diretos na relação existente entre a empresa e seus investidores. Quando falamos de um negócio de capital aberto, isso é ainda mais importante.

Problemas prévios com a parte contábil podem fazer com que investidores não queiram atrelar seu nome ou seu dinheiro ao negócio. Por outro lado, uma imagem com um alto nível de credibilidade transparece mais confiança e consegue atrair e agregar mais participantes do mercado. Com isso, cria-se um ciclo virtuoso, voltado para a geração sustentável de resultados.

A contabilidade tem uma importância destacável não só para as finanças do negócio, mas também para a sua credibilidade. Com a atuação correta, é possível consolidar uma imagem melhor e obter diversos benefícios a partir disso.

Se quiser mais informações sobre o assunto e acompanhar outras dicas, curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram!

Comentário no facebook

banner fale com a person

Categorias