Controle contábil X financeiro: qual a diferença?

Compartilhar

Cuidar dos números do negócio é indispensável para o sucesso empresarial. Nesse sentido, há dois fatores que merecem atenção: o controle contábil e o controle financeiro. Embora às vezes  confundidos como se fossem a mesma coisa, eles são bem diferentes.

Entender o papel de cada um é o primeiro passo para criar uma boa estrutura para a empresa e aproveitar as características de ambos. Como consequência, a tomada de decisão é favorecida.

Para que não restem dúvidas, veja qual é a distinção entre controle contábil e financeiro e entenda melhor as possibilidades de cada um para seu negócio!

Como é o controle contábil?

A contabilidade tem o papel principal de acompanhar e registrar as movimentações de valores ocorridas no negócio. Principalmente, o controle contábil busca fazer a escrituração das operações, dentro do que manda a lei.

Por meio desse controle, é possível elaborar declarações , apuração de tributos devidos em diversas situações e a elaboração dos demonstrativos contábeis. Portanto, a contabilidade trata de duas questões importantes: a primeira de uma questão indispensável para manter a regularidade legal do negócio e a segunda como, a ciência que mede a riqueza de uma empresa, gerando medidas quantitativas e qualitativas para a tomada de decisões

E o controle financeiro?

Já a parte do controle financeiro é voltada para a disponibilidade dos recursos financeiros. O foco principal é entender quanto dinheiro o negócio tem a apresentar e como é essa distribuição de recursos.

Para tanto, a gestão financeira envolve alguns elementos, como o controle das contas a pagar e a receber, a elaboração e acompanhamento do  orçamento e do fluxo de caixa.

A ideia é melhorar o resultado, de modo a otimizar o aproveitamento dos recursos disponíveis.  

controle contábil

Por que integrar ambos os controles?

Apesar de o controle contábil e financeiro terem objetivos e métodos de atuação diferentes, o ideal é que trabalhem juntos. O motivo é bem simples: a informação financeira é a origem da informação contábil, é a matéria prima para a elaboração da contabilidade. 

Com as informações integradas, o tempo que a contabilidade gastaria refazendo o que já foi feito e correndo o risco de gerar informações divergentes, a contabilidade se dedica para a orientação ao financeiro a respeito dos lançamentos e na elaboração de serviços que precisam especificamente de conhecimentos técnicos contábeis..

Assim, os demonstrativos contábeis, tais como, os balanços fornecem informações estratégicas que afetam a tomada de decisão com muito mais qualidade e agilidade.

Resumindo, é a melhor forma de garantir a eficiência tanto na gestão financeira quanto na contabilidade.

Qual é o papel da tecnologia?

Já que a integração é tão relevante, é preciso buscar ferramentas que auxiliem essa tarefa. Nesse caso, a tecnologia é especialmente relevante para entregar melhores resultados.

A contabilidade digital, por exemplo, utiliza elementos de tecnologia para executar certas tarefas.

Inclusive, a própria integração é facilitada com a utilização de um ERP – Enterprise Resource Planning (Sistema Integrado de Gestão) que é utilizado pela empresa e disponibiliza informações para a geração de informações contábeis, aproximando o financeiro do contábil. 

O tempo otimizado com a aplicação das melhores práticas é utilizado para apoio e orientação dos gestores, que contarão com o apoio de consultores especializados para apoiá-lo em suas decisões. Neste caso, o contador usa seus conhecimentos: ciência da riqueza, de forma mais efetiva e apoia o gestor a entender realmente o seu negócio, com base em números/fatos, contribuindo para a melhoria da gestão estratégica do negócio, apoiando nas decisões e, de fato, ajudando o empreendedor em sua Jornada Se for o caso, também vale investir no BPO financeiro, que é a terceirização da área financeira. Com o apoio de um time externo especializado, fica ainda mais fácil unir esses dois elementos, por meio dos recursos adequados. Isso consolida uma boa atuação e mantém a regularidade do negócio.

Tanto o controle contábil quanto o controle financeiro são determinantes para o cotidiano do negócio. Com a integração entre eles, é possível potencializar os resultados e atender às necessidades estratégicas e legais da empresa.

Por falar nisso, veja qual é o papel da gestão financeira para fazer o seu negócio decolar!

Comentário no facebook

banner fale com a person

Categorias