Financeiro e contabilidade precisam andar juntos? Entenda os motivos!

Compartilhar

A área financeira é uma das mais importantes para a boa continuidade de um negócio. Com a gestão dos recursos, é possível garantir que o negócio honre seus compromissos e até que tenha o que é necessário para crescer e se consolidar. No entanto, ela não deve ser considerada de forma isolada, já que a contabilidade também é fundamental para a Gestão, já que é a ciência que mede a riqueza da empresa.

A integração da área contábil com a área financeira deve ser uma realidade para que o negócio seja gerido com base em dados e em tempo real. Assim ter mais chances de atingir seus objetivos estratégicos em um mercado que está cada vez mais competitivo.

Na sequência, descubra por que contabilidade e financeiro precisam andar juntos!

A comunicação entre as áreas evita erros e dificuldades

Um dos principais motivos para que esses dois setores se integrem tem a ver com a execução de tarefas. Afinal, a união entre as partes diminui os riscos de ocorrerem erros, falhas na comunicação ou dificuldades.

Imagine, por exemplo, que uma empresa contrata um serviço, mas não envia para a área contábil, com isso, não são apurados tributos, entregues obrigações acessórias e nem é realizada a contabilização. Como consequência tudo o que a área área contábil fizer a partir desse ponto estará incorreto — e, potencialmente, precisará ser refeito. Além disso, poderá gerar penalidades fiscais para a empresa.

Com uma boa comunicação e um fluxo adequado de informações, por outro lado, isso se torna menos provável.

contabilidade

A regularização da contabilidade evita gastos extras

Por falar em erros, é importante pensar com foco na prevenção. O motivo é bem simples: a falta de gestão contábil  faz com que o seu negócio esteja exposto a mais riscos financeiros.

O pagamento incorreto de impostos ou falta de entrega de declarações, por exemplo, pode levar à obrigatoriedade de pagamento de multas e juros. Por outro lado, uma escolha incorreta quanto ao regime tributário desperdiça chances de obter economia.

Portanto, esses dois setores têm que trabalhar juntos, rumo ao uso racional de recursos e ao bom aproveitamento de oportunidades.

A tomada de decisão é favorecida com essa união

Outro motivo para integrar a parte financeira com a contabilidade do negócio tem a ver com a atuação estratégica, de modo geral. Isso acontece porque os números servem para a tomada de decisão embasada do negócio em diversas situações. Então, se não houver uma correta alimentação de informações, esse processo sai prejudicado.

Quando essas informações são totalmente confiáveis e atualizadas, a gestão tem uma perspectiva clara quanto ao desempenho do negócio.

Assim, é possível saber se há recursos para investir no crescimento ou se determinada ação trouxe os resultados esperados. Como consequência, é possível definir qual é o melhor caminho para seguir em curto, médio e longo prazo.

A integração entre contabilidade e financeiro evita gastos desnecessários e favorece o aproveitamento de boas oportunidades. Com essa união, a tomada de decisão também fica mais eficiente e, desse modo, é possível alcançar os resultados esperados com maior facilidade.

Que tal ajudar seus contatos com essas informações relevantes? Compartilhe o post nas suas redes sociais e marque quem também tem interesse no assunto!

Comentário no facebook

banner fale com a person

Categorias