Você sabia que os débitos de impostos em atraso podem resultar em protestos?

Compartilhar

Infelizmente a adimplência nem sempre é uma realidade entre as empresas brasileiras e, especialmente, em tempos de dificuldades e crises, eventualmente, o empresário precisa escolher entre cumprir com os compromissos assumidos com os colaboradores, os fornecedores e o “fisco” e acaba deixando o pagamento dos tributos para depois.

Realmente não é fácil, existem muitos fatores externos e internos que impactam na falta de recursos. Mas, antes de optar pelo não recolhimento de impostos é muito importante realizar planejamento financeiro, implantar melhorias em seus processos e tomar todas as demais medidas necessárias para não correr o risco de entrar em uma “grande bola de neve”.

 O fisco, com o intuito de coibir o não pagamento de impostos e por meio da informatização dos processos, tem tornado as técnicas de cobranças cada vez mais sofisticadas e eficazes que podem comprometer o funcionamento da empresa.

A inadimplência tributária pode, por exemplo, resultar em protestos que podem comprometer a participação em licitações, a obtenção de crédito e a geração de certidões para apresentação aos seus clientes, fornecedores e parceiros em geral. Cada vez mais é comum solicitar certidões para comprovar que está realizando negócios com empresa idônea e evitar problemas futuros.

Vale ressaltar ainda que, neste caso, além do valor principal do imposto, dos juros e multa, também haverá a cobrança de honorários advocatícios e honorários de cancelamento do protesto.

 Assim, o melhor caminho é realizar o parcelamento de seus débitos o quanto antes e o manter regular, evitando transtornos à empresa.

Comentário no facebook

banner fale com a person

Categorias