Como adaptar sua rotina para o home office

Compartilhar

O home office é um modelo de trabalho que tem se tornado mais popular com o avanço da tecnologia. A Reforma Trabalhista, inclusive, regulamentou essa modalidade para as empresas que desejam adotá-la. Para os colaboradores, é necessário pensar em formas de se adaptar para que a rotina funcione.

A boa notícia é que mudanças pontuais já farão diferença. Depois que você se acostumar com a novidade, será possível aproveitar todos os benefícios que essa alternativa oferece — inclusive, para a sua qualidade de vida.

Para não ter dúvidas sobre o que fazer, descubra como ajustar a sua rotina para o home office e alcance todo seu potencial!

Selecione e adapte um espaço para o trabalho

Trabalhar na mesa de jantar ou no sofá pode parecer uma boa ideia, mas não é a melhor alternativa. Além de não serem confortáveis, esses locais não são exatamente profissionais, então não são indicados.

O ideal é separar um ambiente específico e dedicado exclusivamente para essa função. Se não tiver um cômodo inteiro para o escritório, conte com um espaço tranquilo, iluminado e adequado. Desse modo, é mais fácil se organizar e cumprir as tarefas estando em casa.

Vista-se para trabalhar mesmo em home office

A ideia de trabalhar sem sair do lar, normalmente, é acompanhada pela visão de que ficar de pijama é a saída ideal. No entanto, o melhor é se arrumar para o dia, ainda que não seja com as mesmas roupas do escritório.

home office

Essa decisão encontra respaldo em dois motivos. A primeira é que isso ajuda o cérebro a entender que é hora de trabalhar e isso pode aumentar o seu foco. Além disso, uma boa apresentação conta vários pontos ao fazer videoconferências com a equipe e, principalmente, com clientes.

Crie horários e metas para se manter produtivo

Como o home office não envolve horas perdidas no trânsito, muita gente acha que tem o tempo inteiro para trabalhar. Embora isso seja verdade até certo ponto, não é a alternativa mais saudável. Em vez disso, o melhor é estabelecer metas produtivas e horários específicos.

Determinar hora para começar e para encerrar as atividades ajuda a manter a concentração e cria um bom ritmo. Ter uma lista de metas também é importante para definir corretamente o que deve ser conquistado até o final do “expediente”.

Faça pequenas pausas durante o dia

Trabalhar no regime de home office não pode significar ficar o tempo todo vendo televisão ou se distraindo com outros aspectos. Porém, não deve ser sinônimo de atuação ininterrupta — até porque isso compromete a concentração.

O melhor é alcançar o equilíbrio e fazer pequenas pausas ao longo do dia de trabalho. Use esses minutos para relaxar um pouco ou mesmo para cuidar de uma pequena tarefa doméstica. Para evitar a falta de concentração, fuja das redes sociais e adie o uso para quando acabar a sua lista de atividades.

Ao adaptar a sua rotina para o home office, você conseguirá ser produtivo atuando sem sair de casa. Não deixe de usar essas dicas para tornar o seu cotidiano mais eficiente e vantajoso!

Além dessa regulamentação, a Reforma Trabalhista trouxe outras novidades. Veja o que é o trabalho intermitente e saiba como ele funciona de acordo com a lei.

Comentário no facebook

banner fale com a person

Categorias