Como sua empresa pode gerir o home office dos colaboradores

Compartilhar

O trabalho em home office é uma boa alternativa para manter a produtividade, mesmo diante de imprevistos e de situações em que o trabalho físico não é possível. Com atuação remota, os colaboradores têm mais flexibilidade e até entregam melhores resultados. Para que isso seja viável, entretanto, é preciso investir em um bom gerenciamento.

O trabalho em ambiente doméstico tem crescido enormemente no período atual, por conta da pandemia de Covid-19 que assola o mundo. Em todo caso, cabe à gestão criar algumas definições para que o processo seja útil para entregar uma boa performance. Além disso, é algo que tem tudo a ver com a segurança e com a proteção geral do negócio.

Nesse sentido, veja algumas dicas para a sua empresa gerenciar o home office dos colaboradores da melhor maneira!

Defina regras claras para o trabalho

O gerenciamento da atuação em casa começa antes mesmo do trabalho remoto ter início. Para evitar erros e problemas no futuro, a ideia é estabelecer regras específicas para a execução das tarefas.

Aproveite o período de preparação para definir quais serão os horários de trabalho, como deve ser a disponibilidade de cada colaborador e como será feita a entrega de resultados, por exemplo.

Determine, ainda, regras de comportamento, especialmente se houver algum tipo de atendimento ao cliente. Com isso, é possível obter o melhor desempenho por parte da equipe.

Crie metas e indicadores de desempenho

Para manter a equipe sempre motivado e conquistar mais resultados, é interessante estabelecer algumas metas que devem ser alcançadas. É o caso de priorizar a entrega de um projeto em determinado período ou de facilitar o trabalho em equipe, mesmo que se seja à distância.

 home office

Para facilitar o acompanhamento, é preciso selecionar alguns indicadores. Essas métricas devem ser relevantes para demonstrar o desempenho da equipe e têm que ser fáceis de ficar de olho. Assim, é mais fácil ter um bom gerenciamento e até manter a transparência com toda a equipe.

Realize reuniões com a equipe de home office

Defina um período adequado para reunir a equipe por meio de videoconferência e, assim, reconhecer quais são as principais necessidades e as maiores dificuldades. Aproveite, ainda, para coletar os resultados e entender se tudo tem saído conforme o planejado.

Usar essas reuniões para obter um alinhamento ainda mais estratégico faz toda a diferença para que o home office entregue boa performance para a sua empresa. Inclusive, vale dizer que é importante ter um olhar diferenciado para as pessoas, neste momento de quarentena e isolamento pelo qual estamos passando. Esse “contato”, ainda que por meio tecnológico, estreita as relações e mantém a coesão e o astral da equipe.

Invista na praticidade da tecnologia

Para reforçar o controle das atividades e garantir a conquista dos melhores resultados, é essencial contar com as ferramentas certas. Nesse sentido, a tecnologia pode ajudar e oferece bom desempenho para o seu negócio.

Em vez de depender de planilhas ou de soluções ultrapassadas, o ideal é adotar recursos conectados e com máximo desempenho. Inclusive, vale a pena contratar uma consultoria para simplificar a implementação da ferramenta, de acordo com as necessidades do seu negócio.

Com o uso de elementos conectados, será mais fácil aproveitar a colaboração e obter mais eficiência para o trabalho realizado de casa.

Gerenciar o home office exige atenção extra para garantir que tudo saia conforme o esperado. Com planejamento e tecnologia, é possível ter bons resultados e destacar o seu negócio, em qualquer que seja a situação.

Para conhecer outra forma de atuação, aproveite para descobrir o que é trabalho intermitente e quais são as suas regras!

Comentário no facebook

banner fale com a person

Categorias