5 dicas para a gestão do seu capital de giro

Compartilhar

Contar com um bom capital de giro é muito importante para seu negócio. Afinal, somente com essa quantia reservada será possível manter suas operações em plena atividade.

Porém, muitas vezes este valor é desconsiderado por alguns empreendedores. Isso porque a princípio o que parece importante é apenas o investimento inicial, quando na verdade ainda existem outras despesas para se manter em dia até que os lucros aconteçam.

Ainda não sabe como fazer uma boa gestão desse dinheiro? Agora é a hora de aprender! Continue a leitura e fique por dentro de algumas dicas valiosas.

1. Tenha foco na quantia atual

Nada de usar um valor que ainda não está disponível em sua conta. Considere como receita unicamente aquele dinheiro em que a nota fiscal foi emitida, com direito a boleto e dia de pagamento confirmados.

Antes disso, a receita não deve ser incluída no seu fluxo de caixa projetado, e por isso ela não faz parte do capital de giro da empresa. Esse é um cuidado simples, mas que evita muita dor de cabeça na hora de fazer as contas.

2. Tome cuidado com dinheiro parado

O capital de giro é destinado para gastos imediatos. Por este motivo, não adianta ter dinheiro concentrado em um investimento de longo prazo ou em um imóvel: a liquidez é fundamental.

Contudo, isso não significa que manter o valor parado é sempre a melhor solução, uma vez que o dinheiro pode ser desvalorizado pela inflação. Para que sua quantia continue rendendo, considere em investimentos de liquidez diária, como CDBs ou poupança.

capital de giro

3. Pesquise bastante a respeito de empréstimos

Tente ao máximo não recorrer a empréstimos com taxas mais altas do que a rentabilidade de seu negócio. Faça pesquisas detalhadas sobre juros cobrados e acompanhe indicadores de desempenho.

Como, por exemplo, lucratividade, rentabilidade, ponto de equilíbrio e prazo de retorno. Assim, você solicita ao banco somente o necessário e de acordo com suas possibilidades reais.

4. Reduza prazos de recebimento para equilibrar seu capital de giro

É indispensável manter seu capital de giro equilibrado. Para tanto, procure reduzir o prazo de recebimento do negócio.

Isso significa mudar a maneira de negociar com clientes, mas sem que eles sejam prejudicados. Incentive o pagamento à vista com possíveis benefícios agregados e evite disponibilizar um grande prazo para parcelamento de vendas.

5. Negocie com seus fornecedores

Por fim, estabeleça uma negociação diferenciada com seus fornecedores. Pague à vista sempre que o desconto for maior do que o custo de seu capital e tente aumentar os prazos de pagamento.

Priorize aqueles fornecedores com quem você já tem uma relação de confiança e que já estão ao seu lado há mais tempo. Da mesma maneira que seu negócio precisa deles, eles também precisam do seu negócio, e essa via de mão dupla pode ser muito interessante para ambas as partes.

Agora que você já conhece dicas excelentes para fazer uma boa gestão de seu capital de giro, comece a se planejar. Dessa forma, você conseguirá entender melhor seus gastos e o funcionamento de seu fluxo de caixa para manter as finanças corporativas sempre em ordem.

Gostou de aprender um pouco mais sobre o assunto? Assine a nossa newsletter e tenha acesso a mais conteúdos como este!

Comentário no facebook

banner fale com a person

Categorias