Como uma contabilidade pode te ajudar a tornar seu negócio lucrativo

Compartilhar

Nem sempre a contabilidade recebe a atenção devida em um negócio. Infelizmente, ainda tem muitos gestores que a consideram como uma questão meramente burocrática. Todavia, a cada dia mais, essa área se torna mais estratégica e determinante para a prosperidade empresarial.

Para compreender qual é a relevância da contabilidade para a lucratividade, continue a leitura!

Os contadores têm informações valiosas para apoiar a gestão de seu negócio

Uma das principais funções desse segmento é registrar e analisar todas as informações financeiras e patrimonial da empresa. Com isso, surgem duas possibilidades: a identificação de problemas e o reconhecimento de oportunidades.

Em relação às dificuldades, a contabilidade, por exemplo pode notar que, embora fature muito, tem baixa lucratividade. Ou ainda que, apesar de ter boa lucratividade, tem um fluxo de caixa desequilibrado. A correção dessas questões não apenas potencializa o aumento da lucratividade como garante a sustentabilidade organizacional.

Quanto às oportunidades, podem ser mapeadas às chances de ampliar os preços, de diminuir os custos ou de fazer novos investimentos. Assim, é possível otimizar a atuação e maximizar a performance.

A contabilidade é essencial para a sustentabilidade do negócio

Ter regularidade fiscal, ou seja, cumprir com as exigências legais determinadas pelos órgãos governamentais é indispensável para que a empresa opere normalmente e não sofra as penalidades, tais como as multas punitivas e acréscimos legais.      

Todo e qualquer registro (desde a emissão de documentos fiscais, entrada das compras, dos serviços contratados até a apuração de tributos e entrega de diversas declarações) é função da área fiscal, que faz parte dos serviços de contabilidade. E todas essas atividades podem gerar sérios prejuízos a empresa.

contabilidade

Além disso, nosso país está entre os que têm a maior carga tributária. A falta de planejamento tributário pode resultar em um comprometimento financeiro elevado, consumindo muitos recursos empresariais.

A contabilidade, normalmente, apoia também a Gestão Trabalhista, que é responsável por fazer folha de pagamento, férias, benefícios e cuidar das demais questões burocráticas no que se refere às relações trabalhistas. É essencial realizar com precisão e seriedade. Caso contrário, além de prejuízos com penalidades, como já mencionado anteriormente, também gerará descontentamento dos seus colabores, que pode trazer improdutividade ou eventuais reclamações trabalhistas.

Por isso, ter uma abordagem contábil de sucesso evita diversos problemas com o Fisco, o que poderia ocasionar gastos ainda maiores. Também é uma forma de melhorar a imagem do negócio, e tudo isso favorece a lucratividade.

Como a contabilidade pode tornar suas decisões mais assertivas

Se, antes, a contabilidade era vista como uma questão meramente burocrática, hoje isso mudou! A cada dia, esse setor se torna mais estratégico e determinante para o sucesso dos negócios em geral.

O impacto sobre a lucratividade se dá, principalmente, pelo apoio à tomada de decisão. Os relatórios gerenciais passam a ser uma importante fonte de conhecimento e servem para orientar qual é o caminho ideal rumo aos objetivos que tem em vista.

Por causa disso, inclusive, as chances de erros se tornam menores. Então, na prática, a empresa perde menos oportunidades e consegue atuar de acordo com as metas. Como um dos interesses compreende elevar a lucratividade, a atividade contábil é capaz de fornecer dados para ajudar nesse sentido.

A verdade é que o setor tem um papel muito relevante para que o negócio entenda onde está, para onde pretende ir e como deve seguir. Então, é mais fácil equilibrar custos, aumentar os ganhos e fortalecer a lucratividade. Isso gera um ciclo positivo de investimentos e bons resultados, de modo a consolidar a atuação.

A contabilidade é um segmento indispensável para alimentar as estratégias, direcionar ações e fornecer informações relevantes. Com o apoio profissional nesta área fundamental, ciência que mede a riqueza das empresa, certamente, sua empresa se tornará muito mais lucrativa e próspera.

Se quiser outras dicas para aplicar em seu negócio, curta nossa página no Facebook, siga nosso perfil no Instagram e nos acompanhe lá no LinkedIn!

Comentário no facebook

banner fale com a person

Categorias