Gestão financeira e contabilidade garantem sustentabilidade do negócio

Compartilhar

Para que haja uma boa gestão financeira dentro de uma empresa é necessário que a contabilidade esteja alinhada em todos os processos que envolvem as finanças.

O financeiro está atrelado com o planejamento do negócio, ou seja, comprar, vender, captar ou aplicar recursos, faturamento, entre outras atividades, fazem parte das responsabilidades do gestor financeiro.

Por isso é importante que a contabilidade esteja totalmente alinhada com esse departamento. Pois, é através dela, que os empresários tomarão as decisões certas. Sendo assim, os dois departamentos precisam sempre trabalhar de forma sincronizada.

A contabilidade acompanha todas as transações que são feitas, a gestão financeira é quem guia o negócio estrategicamente, de forma que, qualquer ação no final sempre tenha um resultado positivo.

Se o financeiro identifica que é necessário fazer algum empréstimo, financiamento, investimento, a contabilidade é indispensável, porque é ela que será a responsável por fornecer os dados para avaliar essas ações. Enquanto um lado é mais estratégico ou outro é mais analítico.

Em síntese, enquanto o financeiro se preocupa com o dia-a-dia das operações e o fluxo de caixa, a contabilidade funciona como uma controladoria e efetuará a apuração do resultado de forma consolidada.

Empresas podem oferecer esses serviços de contabilidade e gestão financeira, garantindo assim, três pontos importante dentro de uma entidade: rentabilidade, sustentabilidade e geração de caixa.

Comentário no facebook

banner fale com a person

Categorias