Você sabia que os débitos em atraso não pagos podem ser executados em poucos meses?

Compartilhar

Infelizmente a adimplência nem sempre é uma realidade entre as empresas brasileiras e, especialmente, em tempo de dificuldades e crises, eventualmente, o empresário precisa escolher entre cumprir com os compromissos assumidos com os colaboradores, os fornecedores e o “fisco” e acaba deixando o pagamento dos tributos para depois.

Realmente não é fácil, existem muitos fatores externos e internos que impactam na falta de recursos. Mas, antes de optar pelo não recolhimento de impostos é muito importante realizar planejamento financeiro, implantar melhorias em seus processos e tomar todas as demais medidas necessárias para não correr o risco de entrar em uma “grande bola de neve”.

 O fisco, com o intuito de coibir o não pagamento de impostos e por meio da informatização dos processos, tem tornado as técnicas de cobranças cada vez mais sofisticadas e eficazes que podem comprometer o funcionamento da empresa.

débitos em atraso

A inadimplência tributária pode, por exemplo, resultar em execução fiscal da companhia, questão que ocorre cada vez mais rapidamente, já que os débitos não pagos pelas empresas em pouco tempo são encaminhados para a dívida ativa (seja federal, estadual ou municipal), e uma vez constante nesse cadastro de inadimplentes, normalmente, evolui para a execução fiscal.

 Geralmente, quando notificada do processo, a empresa tem a opção de se defender ou, então, parcelar ou não o débito, mas deve fazer isso com bastante agilidade, pois se a mesma não tomar providências poderá ocorrer bloqueio dos bens e contas-correntes para que seja tomado o valor necessário para pagamento dos tributos.

Vale ressaltar ainda que neste caso, além do valor principal do imposto, dos juros e multa, também haverá a cobrança de honorários advocatícios/sucumbência. Ou seja, o prejuízo é muito maior do que muita vezes se imagina.

Logo, o melhor caminho é a prevenção! Pague os impostos em dia e se não for possível parcele os débitos pendentes, mantenha os pagamentos dos parcelamentos em dia e evite problemas ainda maiores para a sua empresa e sua vida!

Comentário no facebook

banner fale com a person

Categorias