Como o banco de horas pode auxiliar sua empresa nesse momento da pandemia

Compartilhar

Diante da situação de pandemia global causada pelo novo coronavírus, muitas empresas tiveram que paralisar suas atividades. Como forma de diminuir o contágio, houve a implementação de medidas de quarentena, além de outras mudanças na rotina. Com isso, os negócios precisam se adaptar a uma realidade diferente, ainda que temporária. Entre as soluções possíveis, está o banco de horas.

O banco de horas, vale observar, é uma das alternativas da Medida Provisória nº 927/2020. A proposta é bastante indicada, por exemplo, para aqueles negócios que terão demanda no futuro, após a situação de momento por conta do Coronavírus passar.

A seguir, descubra como o banco de horas pode ajudar a sua atividade diante do cenário da pandemia!

Como o recurso pode auxiliar nessa fase?

Contar com um sistema de banco com as horas dos funcionários é muito útil em uma situação em que os colaboradores têm que ficar em casa. Diante da pandemia, as faltas são justificadas; e os horários não trabalhados podem ser compensadas do tempo que cada profissional tem.

Assim, é como se as pessoas recebessem uma espécie de “adiantamento” das folgas acumuladas pelo trabalho realizado nos demais períodos. Para a empresa, é uma forma de minimizar as perdas: essa proposta viabiliza a utilização máxima da capacidade produtiva, sendo uma excelente opção para as empresas que têm alta demanda em certos períodos e menor produção em outras ocasiões. 

Além de tudo, essa é uma solução interessante para melhorar o acompanhamento de jornada e das questões trabalhistas. Assim, a gestão conseguirá retornar com maior facilidade após a pandemia.

Quais são as novidades na lei sobre o assunto?

Para que os negócios possam aproveitar os benefícios oferecidos pelo banco de horas, foi criada a Medida Provisória nº 927/20. Com foco específico na pandemia do novo coronavírus, oferece mais flexibilização quanto ao uso desse recurso por parte das empresas.

Basicamente, ele permite a compensação do tempo parado dos funcionários após a suspensão do estado de calamidade pública. De forma simples, é como se os colaboradores fossem ter um “saldo negativo” de horas, que deve ser zerado ao longo do tempo, com a retomada do ritmo de trabalho.

banco de horas

A MP permite que o tempo perdido seja compensado em até 18 meses, contra o período “tradicional” que vai de 6 a 12 meses. Além disso, será possível esticar a jornada em até 2 horas diárias para compensação, sem que as regras sejam infringidas.

Dessa maneira, é viável retomar o patamar de produção ou de atividade de antes da crise e compensar perdas em termos de faturamento e rendimento.

O que fazer se a empresa já tem o banco de horas?

O uso dessa ferramenta é especialmente útil para empresas que ainda não adotam o modelo e desejam uma saída para vencer defasagens após o fim do estado de calamidade pública. No entanto, também é uma alternativa interessante para o negócio que já conta com banco de horas.

Nesse caso, a recomendação é conferir quais são os termos já firmados entre as partes para uso desse recurso. Se não for possível alinhar o uso com as novas regras de legislação, basta fazer um novo acordo nesse sentido.

Como uma consultoria pode ajudar?

Para aproveitar melhor essa solução, vale a pena contar com o apoio de um equipe especializada. Por isso, é uma boa ideia contratar uma consultoria voltada para questões como essas.

Com o apoio de uma equipe preparada e experiente, há como ter as orientações necessárias para implementar ou adaptar esse banco, por exemplo. Também é uma forma de receber ajuda extra para cuidar das questões contábeis, fiscais e legais. 

O banco de horas é uma solução prática para as empresas em tempos de pandemia. Com a adoção correta da ferramenta, é possível reduzir os danos e aumentar a segurança do negócio.

Quer ter acesso a outras informações relevantes e atualizada? Assine a nossa newsletter e não perca nada!

Comentário no facebook

banner fale com a person

Categorias