Quanto o fluxo de caixa influência na sua gestão financeira

Compartilhar

O fluxo de caixa é uma das principais ferramentas de gestão financeira. Seu principal objetivo é monitorar e registrar todas as movimentações financeiras (entradas e saídas), para análise posterior.

Ao mesmo tempo em que é relativamente simples de usar, trata-se de uma alternativa de grande relevância para os resultados. Quando esse recurso é usado corretamente, tem grande impacto na performance geral do negócio.

Observe, a seguir, o quão importante é o fluxo de caixa e como ele influencia tanto a operação da sua empresa.

A avaliação de movimentos financeiros favorece o cumprimento de obrigações

Uma das maiores vantagens de avaliar esse registro é poder conhecer como acontecem as variações em relação ao caixa. Considerando as contas a pagar e a receber, é possível entender quando há mais dinheiro disponível e quando ocorrem as maiores saídas.

Inclusive, ele pode ser avaliado de modo projetado, o que leva a compreender a situação em curto, médio e longo prazo. O principal impacto é que isso permite se planejar melhor para cumprir todas as obrigações.

Conhecendo os movimentos financeiros ao longo do tempo, é mais fácil se preparar para dispor dos recursos que são necessários a cada momento. Como consequência, fica simples cumprir obrigações, como a folha de pagamento e os impostos.

A ferramenta ajuda a fazer um diagnóstico da saúde da empresa

O uso do fluxo de caixa também é benéfico porque permite fazer uma avaliação completa a respeito da saúde do negócio. Afinal, apenas a lucratividade não é uma medida suficiente para entender qual é a segurança financeira e o nível de sucesso.

fluxo de caixa

Pense em uma empresa que tem bom faturamento e margem de lucro elevada. No entanto, há um desequilíbrio muito grande entre contas a pagar e a receber, por causa das condições oferecidas aos clientes.

Como consequência, é comum que o negócio tenha que se endividar e recorrer a outras fontes de recursos. Na prática, isso prejudica a saúde financeira e pode colocar a continuidade em risco — mesmo que a atuação seja lucrativa.

Então, conhecer como são as movimentações financeiras permite identificar a necessidade de agir para equilibrar melhor as entradas e saídas. Na prática, é uma forma de aumentar a segurança financeira.

A tomada de decisão é bastante reforçada pelo fluxo de caixa

No geral, essa ferramenta oferece dados relevantes quanto às finanças e ao uso dos recursos. É algo que faz com que a empresa tenha uma ideia muito clara sobre quais são as principais demandas, em quais momentos elas acontecem e como ocorre a entrada de recursos.

Basicamente, é uma maneira de ter uma visão panorâmica a respeito do estado financeiro do negócio. Isso auxilia a prever as situações, antecipar riscos e a definir qual é o melhor caminho a seguir.

Então, o fluxo de caixa tem total influência na tomada de decisão, já que a embasa com a ajuda de dados concretos e consolidados. Assim, há como driblar dificuldades e garantir um desempenho reforçado.

O fluxo de caixa tem grande influência na obtenção de resultados do negócio, bem como em sua segurança e na tomada de decisão. Com o uso adequado da ferramenta e o máximo aproveitamento dos recursos, é possível obter os melhores resultados.

Não perca nenhuma informação para a gestão empresarial! Curta a nossa página no Facebook, siga nosso perfil no Instagram e nos acompanhe no LinkedIn para saber muito mais.

Comentário no facebook

banner fale com a person

Categorias