Você conhece o resultado operacional do seu negócio?

Compartilhar

O resultado operacional de um negócio é um dos indicadores mais importantes para a gestão. Graças a ele, é possível ter informações valiosas sobre o desempenho e, assim, tomar decisões melhores.

Apesar disso, muitas empresas desconhecem esse dado ou não sabem o que fazer com ele. Por outro lado, o apoio especializado faz toda a diferença e garante que essa informação seja usada da maneira ideal.

A seguir, veja como o resultado operacional do negócio tem relevância e descubra como chegar ao valor corretamente!

Afinal, do que se trata o resultado operacional?

O Resultado Operacional do negócio é conhecido através da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE). Trata-se de uma ferramenta contábil responsável por compilar, de forma técnica, as receitas e as despesas por competência.

O principal objetivo da DRE é diagnosticar a real situação econômica do negócio. Por meio dela, é possível entender se a empresa está dando lucro ou prejuízo.

Independentemente da versão contábil, é interessante elaborar uma DRE gerencial, com bases mensais e por competência. Nesse caso, leva-se em conta a data de ocorrência do fato, é possível ter uma visão realista e em tempo real do resultado: lucro ou prejuízo da empresa.

Como o resultado operacional é calculado?

Agora que já entendemos o conceito, é indispensável saber como chegar a esse número. Deve ser elaborado respeitando o regime de competência, ou seja, conforme a ocorrência do fato gerador, independentemente do efetivo recebimento da receita ou do pagamento das despesas e basicamente deve seguir a seguinte estrutura:

Receita Bruta

– deduções

= receita líquida

– custo da mercadoria vendida

= lucro bruto

– despesas com vendas

– despesas administrativas

– despesas financeiras

= resultado operacional líquido

– despesas extra operacionais

= resultado antes IR e CS

– provisões IR e CS

= resultado líquido

controle contábil

Por que é importante conhecer esse indicador?

Acompanhar os números do negócio, no geral, é indispensável para alcançar bons resultados. Afinal, é uma maneira de reconhecer a situação e de entender ganhos e gastos. Essas informações servirão como base do orçamento, que se tornará muito mais efetivo.

Ele ajuda a reconhecer qual é a situação econômica do negócio e como é o posicionamento em relação aos custos. Um valor positivo e elevado, por exemplo, pode apontar para a conquista de bom lucro.

Resultado operacional e fluxo de caixa trazem ópticas diferentes, mas que são indispensáveis na gestão. Afinal, a lucratividade não impede os problemas de caixa, bem como um fluxo adequado não é sinônimo de lucro.

Esses dados ajudam a tomar decisões melhores, pois apresenta uma visão concreta do negócio e o meio certo de agir para potencializar o desempenho.

Como uma empresa especializada pode ajudar?

Para aproveitar ao máximo as informações do resultado operacional e para calculá-lo corretamente, vale a pena ter o suporte de uma empresa especializada. Desse jeito, fica mais fácil encontrar boas oportunidades de agir, de modo a gerar diferenciação perante a concorrência. Vamos entender melhor.

O uso de softwares e o apoio de profissionais especializados são decisões que diminuem os riscos de erros. Outra opção, será terceirizar a  gestão financeira, assim os demonstrativos com esse resultado serão gerados de forma precisa, além de poder contar com a interpretação dos números para apoio nas tomadas de decisões estratégicas.

O resultado operacional do seu negócio é um indicador essencial para a tomada de decisão, já que denota a capacidade de lucro da empresa. Com o cálculo correto e o uso estratégico desse conhecimento, é possível sair à frente dos concorrentes e superar (ou evitar) dificuldades.

E já que o pagamento de impostos também afeta o desempenho da empresa, veja como escolher o regime tributário adequado!

Comentário no facebook

banner fale com a person

Categorias