3 dicas de ouro para o controle financeiro do seu negócio

Compartilhar

Ter um controle financeiro efetivo é um dos segredos para o sucesso do negócio. Ao controlar o uso do dinheiro, sua disponibilidade e as necessidades, é possível tomar boas decisões e fazer planejamentos. No entanto, muitas empresas falham nessa etapa.

Independentemente do porte ou mesmo do setor de atuação, há como atuar de forma estruturada e bem-sucedida. Assim, é viável conquistar ótimos resultados para manter o negócio sempre saudável.

A seguir, veja quais são 3 dicas infalíveis para acertar em cheio no controle financeiro da empresa!

1. Separe os valores profissionais e pessoais

Muitos empreendedores e gestores não percebem a importância de separar contas pessoais e profissionais. O maior problema da mistura tem a ver com a dificuldade de gerir o negócio efetivamente, pois é difícil entender o que diz respeito à empresa e o que é referente aos gestores ou sócios. Assim, há uma distorção nas informações que poderá levar a decisões equivocadas.

Para evitar que isso aconteça, tenha uma conta exclusivamente dedicada ao negócio, o que facilita o controle. Também é importante que seja estipulado um valor mensal para retirada dos sócios, que seria o Pró-Labore e havendo lucro, a empresa poderá distribuí-los aos sócios, porém, de forma documentada.

Para completar, tudo deve ser devidamente registrado, de modo a prevenir que ocorram dúvidas. Com máxima transparência, os resultados obtidos são melhores. Como essa é uma das definições importantes, entenda o que é o pró-labore e saiba por que ele é obrigatório!

controle financeiro

2. Faça o fluxo de caixa diário

Outra dica essencial para o controle financeiro envolve fazer o fluxo de caixa. Ele consiste no registro e na análise de todas as movimentações financeiras. Os gastos são as saídas e os recebimentos são as entradas. Por meio desse registro, é possível entender quando há mais dinheiro em caixa ou quando a necessidade é maior.

O ideal é fazer o registro diariamente, o que pode ser ao final do dia ou em tempo real. Desse modo, há como evitar perdas de informações ou que algo seja esquecido, por exemplo.

Além de tudo, é possível pensar no fluxo de caixa projetado. Ele inclui todas as contas a pagar e a receber e dá uma indicação clara da melhor maneira de agir em um futuro próximo. Assim, fica simples tomar uma boa decisão.

3. Use a tecnologia no controle financeiro

Há muitas etapas do acompanhamento de finanças que são suscetíveis a erros. Basta que um valor seja registrado errado para que ocorram problemas na conferência e na elaboração de relatórios, por exemplo. Além disso, diversas tarefas consomem muito tempo e, com isso, são pouco dinâmicas.

Para resolver essas e outras questões, vale a pena ter o apoio da tecnologia. Por meio de um software de gestão, por exemplo, é mais fácil acompanhar os resultados, cuidar da contabilidade e dar conta de todas as obrigações. Inclusive, algumas tarefas automáticas simplificam as etapas.

O melhor é que também é um recurso que favorece o compartilhamento de dados e a visualização de informações. Como oferece uma visão completa, ajuda a tomar decisões mais efetivas.

O controle financeiro adequado pode fazer o seu negócio se livrar de problemas e até se destacar dos concorrentes. Com essas dicas, é possível alcançar um bom desempenho e superar os principais desafios.

Quer acompanhar muitas outras dicas e informações para o seu negócio? Curta nossa página no Facebook,

Comentário no facebook

banner fale com a person

Categorias